A Terapia em si



A dieta

A dieta      Suplementos      Desintoxicação      Duração

A dieta Gerson é naturalmente rica em vitaminas, minerais, enzimas e líquidos. É extremamente baixa em sódio e gorduras.

Tipicamente, um paciente Gerson tem a seguinte dieta diária:
– 13 copos de sumo, — de cenoura, cenoura/maçã e de vegetais de folhas verdes –, preparados, de hora a hora, a partir de produtos biológicos e frescos
– 3 refeições totalmente vegetarianas, igualmente a partir de produtos biológicos e frescos, preparadas com vegetais, cereais integrais e frutas…
Uma refeição típica inclui: uma salada variada, vegetais cozinhados, batata assada, sopa e sumo
Tudo sem sal.
– fruta fresca e biológica sempre disponível, como complemento à dieta

A Terapia Gerson procura regenerar o corpo para a saúde, estimulando o metabolismo inundando o corpo diariamente com nutrientes de cerca de 8 quilos de vegetais e frutas cultivados biologicamente. A maior parte é utilizada para fazer sumos frescos, um copo de hora a hora, 13 vezes por dia. Comida sólida, crua e cozinhada, é consumida nas quantidades que se desejar.

Lista de alimentos PERMITIDOS da dieta Gerson
Lista de alimentos PROÍBIDOS da dieta Gerson
Receitas da dieta Gerson

Suplementos

A dieta      Suplementos      Desintoxicação      Duração

Somente e apenas são usados suplementos quando não é conhecida uma forma natural plausível para fornecer a quantidade necessária de um certo nutriente.

É assim com os seguintes suplementos:
– Sais de potássio – O potássio é um elemento chave na terapia. Seria impossível comer toda a quantidade de alimentos que seria necessária para fornecer a quantidade de potássio que se pretende.
– Enzimas pancreáticos – Os sumos são a forma mais eficaz de fornecer ao corpo o máximo de enzimas contidos nos alimentos. No entanto, o Dr. Gerson entendeu dever fornecer mais enzimas ainda.
– Extracto de fígado – Ajuda a regenerar o fígado e a fortalecê-lo. Devido aos riscos de utilizar produtos derivados de fígados de animais, tem de ser utilizado na forma de suplemento.
– Vitamina B-12 – Compensa a deficiente quantidade de vitamina B12 da maior parte dos alimentos vegetarianos da Dieta Gerson (NB: Há alimentos vegetarianos com quantidade mais do que suficiente de B12, mas não são utilizados na Terapia Gerson)
– Solução de Lugol (solução de iodo e de iodeto de potássio) (metade da concentração) – O iodo estimula a tiroíde, logo o metabolismo. A maior parte dos alimentos tem pouco iodo. As algas contêm muito iodo, mas não são utilizadas na Terapia Gerson. Nem todos os pacientes deverão tomá-lo.
– Extracto de tiróide – Para estimular mais ainda o metabolismo. Nem todos os pacientes deverão tomá-lo.
– Enemas(1) de café e de camomila – para ajudar o fígado a desintoxicar (café) e suavizar o cólon (camomila)

ATENÇÃO:
TODOS OS SUPLEMENTOS REQUEREM GRANDE CUIDADO.
HÁ VÁRIAS CONTRAINDICAÇÕES (ver em Cuidados com Suplementos).
As quantidades são definidas em função do estado do paciente, do seu tipo de doença, do seu grau de toxicidade e de como reage à Terapia.

(1) Enema: Clister, enteroclisma


Desintoxicação

A dieta      Suplementos      Desintoxicação      Duração

Parte crucial da Terapia Gerson é a desintoxicação dos tecidos e do sangue. Ela é realizada por vários meios, mas em primeiro lugar e sobretudo através do uso de enemas(1) de café.

A base científica para o uso de enemas de café está bem documentada.
Os enemas fazem diminuir as dores e aceleram a cura. Todos os pacientes o confirmam.
Biologicamente, os sistemas enzimáticos do fígado são estimulados e o fluxo de bilis aumenta, levando consigo maior quantidade de toxinas. Está comprovado que estes enemas aumentam a capacidade do corpo de eliminar resíduos tóxicos do ambiente, dos tratamentos à base de quimioterapia e de outras fontes.
Os tumores e outros tecidos doentes são também mais rapidamente eliminados à medida que vão sendo degradados.
Outro método de desintoxicação é à base de óleo de rícino, usado como um estimulante adicional do fluxo de bílis e como mais uma forma de aumentar a capacidade do fígado de filtrar o sangue.
Para além disso, enzimas digestivos servem para aumentar a absorção de nutrientes e facilitar a degradação e eliminação de tecido danificado.

(1) Enema: Clister, enteroclisma


Duração

A dieta      Suplementos      Desintoxicação      Duração

A duração é muito variável. Depende do estado do paciente, do seu tipo de doença, do seu grau de toxicidade e de como reage à Terapia.
Na maior parte dos casos, os primeiros resultados concretos e visíveis de melhorias da doença acontecem logo no primeiro mês, mesmo em casos de doenças graves.

No entanto, a cura total ainda não aconteceu nessa altura e, se o paciente abandona a Terapia muito cedo, pensando já estar curado, regride na maior parte das vezes.
Assim, para produzirem uma cura total, os pacientes devem manter-se fielmente na Terapia bastante para além dos sinais exteriores de recuperação. Só assim todo o organismo e todo o seu metabolismo podem regenerar completamente. No caso de doenças graves em estadios avançados, esse prazo pode ir até cerca de 2 anos.
Em estados menos graves, verificam-se curas totais ao fim de prazos que vão de poucas semanas até vários meses.

A duração poderá prever-se antecipadamente, mas o ideal é iniciar a Terapia com flexibilidade e aguardar que os resultados apareçam, aceitando o seu próprio ritmo pessoal.

90 Respostas to “A Terapia em si”

  1. Anna Gracielly Gracielly Says:

    Olá, um amigo me indicou essa terapia e estou o dia pesquisando sobre. Fui diagnostica com câncer de ovário depois de retira lo, já fiz 2 quimioterapias e terei que fazer a histerectomia, casada ha 10 anos e não temos filhos e isso é nosso desejo. Quero optar pela terapia, o que fazer? No Brasil existe onde faze la? Obrigada!

  2. kaique Paiva Says:

    E permitido tomar água de coco ?????? Alguém sabe me informa

  3. Jorge Moura Says:

    Gostaria de fazer esta dieta, mas não estou doente.

    Apenas quero ter uma vida saudável.

    Preciso tomar os 13 copos por dia?

    Sobre os outros produtos recomendados e proibidos, não terei problemas.

    Aguardo retorno e muito obrigado.

    • Pedro Says:

      Olá Jorge,
      Não, não precisa fazer a Terapia completa.
      Pode ver no livro da Charlotte a Terapia modificada.
      Pedro

  4. laudione abel da coata Says:

    Bom dia

    Onde encontro apoio de um profissional da terapia Gerson no Brasil moro em pernambuco.

  5. david araujo costa Says:

    olá pedro,meu nome david. meu pai tem cancer na lingua, e é estagio avansado foi feito a serurgia e foi retrada um pedaço da lingua, más o tumor voltou nos, moramos em arapiraca, alagoas.por favor, nos ajude como posso ajuda-lo, com aterapia.espero ancioso e te agradeço me retorne por favor meu pai precisa de ajuda, amem e deus te abençoe pedro.

    • Pedro Says:

      Olá David,
      Lamento o que sucede com seu pai, mas infelizmente eu não tenho como ajudar.
      Este site dá informação para que as pessoas que querem fazer a Terapia em suas casas possam orientar-se, simplesmente isso.
      Terá de contactar algum médico ou o Instituto Gerson.
      As melhoras do seu pai.
      Pedro

  6. jaqueline moreira rocha Says:

    Ola Pedro ,vc disse que é valida para esclerose lateral, mas ja viu casos de cura, vale a pena ir até o hospital no México?Aguardo. Obrigada.

  7. jaqueline moreira rocha Says:

    Ola Pedro, essa terapia é valida, pode curar a esclerose lateral amiotrófica?Estou ansiosa por sua resposta.Jaque.

  8. Micaela Says:

    Preciso saber se uma pessoa com ascite pode recorrer à terapia Gerson?

  9. HELLEN LIVIA ASSIS DOS SANTOS Says:

    Olá,gostaria de auxílio quanto a terapia para minha irmã.
    Ela está com Câncer de Vesícula já com metástase no fígado e ossos.Infelizmente foi descoberto já em estágio avançado.Não irá fazer quimio e nem radio,os médicos disseram que ela não suportaria.
    Gostaria de orientação quanto a terapia.
    Hellen

  10. Leandro Lima de Albuquerque Says:

    Olá Pedro!!
    Primeiramente quero lhe agradecer pelas informações postadas aqui, são de grande valia para quem quer começar a Terapia Gerson e não sabem por onde começar!!
    Meu pai foi diagnosticado com câncer inicial na parte final do intestino grosso e está com nódulo no fígado tambem.É possível fazer os enemas no caso dele??Se não poder, o óleo de rícino substitui com eficiência os enemas?

    Obrigado Pedro!

    • Pedro Says:

      Olá Leandro
      O melhor será contactar o Instituto Gerson porque eu não sei avaliar o estado do intestino do seu pai para saber se pode ou não fazer os enemas.
      Boa sorte e as melhoras do seu pai
      Pedro

  11. elvessio m jr Says:

    no brasil não existe nenhuma clinica gerson ou alguma “raiz” que possamos contar com o apoio e informações?
    se ha conspirações contra a cura do cancer pelo fato de que existe um faturamento dos monopolios do capitalismo seguir lucrando…então uma coisa me intriga, por que famosos ricos e presidentes morrem de cancer e passam por todas quimio e radio tb, por que eles não sabem de medicinas alternativas?

  12. Camila Drugon Says:

    Olá Pedro,

    Resido no Brasil. Sabe informar:
    1) algum livro em português que explique a Gersonterapia?
    2) como ter acesso a LUGOL?Sabe onde posso pedir e que seja confiável?
    Percebo que aqui onde resido as farmácias de manipulação acham estranho quando pergunto se fazem a Solução de Lugol. Regra geral não fazem, evidenciam muitas vezes nem conhecer.
    Uma vez fiz em um local mas quando fui usar, pingou uma borra preta, bem estranha.Joguei fora!!!

    Aguardo retorno e expresso GRATIDÃO.

    Camila

  13. cristina braga Says:

    onde e como fazer um curso completo da terapia Gerson?

  14. Braga, Dimas Says:

    Pedro ,sobre hepatite c…existe informação sobre?

  15. lindinalva lucena gomes Says:

    preciso informações detalhada de como fazer a terapia de gerson,tenho asma bronquica e broncoespasmo,além de dois tomores de origem benigna neurinoma e shivanoma,no 7] e 8] arcos costais que provocam dores alucinantes. por favor ajude-me!

  16. lindinalva lucena gomes Says:

    tenho neurinoma e shivanoma no 8º arco costal,que me causam dores imensa,alem de asma bronquica causada por refluxo g astrico e broncoespasmo,estou fazendo uso do óleo extra virgem do coco,com acompanhamento pelo dr. fabio fernando ,endocronologista metabolista,que com uma mudança alimentar,obtive uma melhora significativa,perdi peso e já estou a quase um ano sem crises.gostaria de conhecer melhor essa terapia,que me foi indicada pelo professor de natação e hidroginastica. ele me recomendou faze-la. Creio não eliminação do sódio na alimentação e da gordura animal,como fonte e saude,só faço uso da gordura boa,viva o oleo de coco,abaixo o glutem!

  17. Raquel Says:

    Muito obrigada pela forma tão fácil de passar a terapia que realmente resolve.
    Tenho certeza que funciona mesmo, desde que façamos certo.
    Grata.
    Raquel.

  18. Almiro Gomes da Silva Says:

    Achei Muito interessante e pretendo dar sequência no assunto.

  19. Rozivaldo Says:

    Ola dr. Pedro gostei muito desse espaço e gostaria de saber se esta dieta também pode curar psoríase.
    Agradeço e desejo muito sucesso a todos.
    Estejam com Deus. Rozivaldo.

  20. Adelaide Says:

    Olá Pedro,

    Onde posso comprar a máquina para a purificação da água, mas que seja portátil?
    Será que em Inglaterra se pode encontrar uma máquina de sumos, com as duas funções, esmagar o fruto e espremer? A a marca que recomendas?

    Obrigada por toda esta partilha de infprmação.

  21. Juliana Garcia Says:

    Olá Pedro,
    Deixei um comentario em Fevereiro e nao obtive resposta. Será que este tratamento ajuda na cura da doença que tenho- LUpus Eritematoso Sistemico ?
    muito obrigada,
    Juliana Garcia

    segue post antigo
    Juliana Garcia Diz:
    2011 Fevereiro 8 às 0:43 | Responder

    Olá Pedro!
    Sou portadora de LUpús Erutematosos Sistemico.
    Esta dieta pode ajudar na minha cura?
    Ha casos de pacientes Lupicos serem curados?
    Muitissimo obrigada,
    Juliana Garcia

    • Pedro Says:

      Olá Juliana
      Obrigado por reenviar o comentário e desculpe não ter respondido na altura.
      O Lupus foi, de facto, a primeira doença que a Terapia Gerson curou, a partir da década de 1920.
      Lupus e todos os tipos de tuberculose.
      Na altura a forma de Lúpus mais usual era o Lupus Vulgaris.
      Hoje é mais o Lupus Eritematoso Sistémico (LES, SLE em inglês). A Terapia Gerson tem muitos casos de cura de LES.

      Este é um relato interessante tirado de um (comentário na amazon.com):
      “A Terapia Gerson salvou minha vida.
      Eu fui diagnosticado com lúpus eritematoso sistêmico (lúpus), e não havia nada que o médico me pudesse oferecer, exceto a prednisona …
      Através da sorte da ajuda de um amigo, eu li o livro sobre a Terapia Gerson [The Gerson Therapy: The Proven Nutritional Program for Cancer and Other Illnesses] … e para encurtar uma longa história, eu decidi fazer o programa.
      Deixe-me dizer aqui, em contestação ao primeiro revisor deste livro, que em nenhum lugar neste livro ele sugere que se deve APENAS FAZER os enemas de café. Muito pelo contrário. Se alguém está fazendo enemas de café, é essencial TAMBÉM estar bebendo os sucos.
      De fato, se uma pessoa quer fazer a Terpia seriamente, é absolutamente essencial fazer o programa ao pé da letra não apenas alguns elementos.
      Eu fiquei no programa Gerson por dois anos e meio. Difícil? Sim.
      Mas eu acabei curado.
      Fui para o programa de modo muito doente, o cabelo caindo, feridas na pele, dor nas articulações terrível, falência dos rins.
      Isso foi há mais de 15 anos atrás, agora, estou bem e sem nenhuma recorrência. E nunca tomei a prednisona.
      Eu fiz o tratamento em casa, com o livro de Gerson como meu guia. (O pessoal do Instituto Gérson, em termos de apoio e mais informações, foram meus anjos do telefone.)
      Assim, apesar da minha experiência não ter sido com câncer, eu certamente recomendo este livro para aqueles que sofrem de doenças auto-imunes, assim como para aqueles que simplesmente estão interessados ​​em saber como preservar e restaurar a saúde.”

      E aqui está um video da Charlotte Gerson sobre Lupus.

      Bom caminho para a saúde!
      Pedro

    • Juliana Garcia Says:

      Nossa agora eu acho que estou pronta. Vou procurar o livro hoje em uma livraria e caso nao encontre pedirei pela internet. Muito obrigada Pedro, espero te escrever no futuro com excelentes notícias!!!

  22. Maria Julia Natividade Cruz Says:

    Pedro,
    Tenho um linfoma em recidiva e estou na 2a quimioterapia. Gostaria muito de fazer seu curso caso você aida mantenha este projeto.Tambem tenho como projeto, além de me tratar, ajudar outras pessoas ,que como eu entraram “neste tratamento´´ que é a quimioterapia. Meu objetivo principal é a juventude sem futuro que vejo como companheiros meus,inclusive jovens gestantes. È muito bom conhecer pessoas como você
    Obrigada Julia.

  23. ROSELY BRAIDO ORTIZ FERREIRA Says:

    Gerson,

    Onde acho o livro para fazer a terapia? é editado em português? agradeço e fico no aguardo.

    abraços
    Rose

  24. Jessy Says:

    Olá Pedro, minha tia tem cancer, descobriu a 3 meses, ja está com metastase, bem avançado, começou no intestino, esta nos ovarios e utero, vai para a 6 sessão de quimio. Soube hoje que a quimio não está funcionando, estava muito triste ate ler sobre a Terapia de Gerson. Eu assisti os videos sobre a terapia, gostaria de saber como faço para aplicar nela, ela está ficando debilitada, gostaria de entender melhor o proceso de como preparar a dieta e em quanto tempo fazer o enema com café. Desde ja obrigada.

  25. jacqueline cardoso durat Says:

    Pedro

    Não tenho palavras para dizer o quanto este tipo de terapia me diz ao coração. Sou psicóloga, acupunturista, alimento a mim e a minha familia com alimentos orgânicos. Tenho interesse em aprofundar conhecimentos a respeito da Terapia Gerson para aplicá-la com o máximo de eficiência . Você ministra cursos, treinamentos ou algo parecido?Moro em Curitiba, Paraná, Brasil
    Estou aguardando com grande alegria sua resposta e que Deus te abençõe muito
    um abraço
    Jacqueline

  26. magda Says:

    Ola…tenho um amigo que tem aids e que contraiu histoplasmose e possivel reverter o quadro e de que forma encontrar um medico gerson .

  27. Marcia Mieko Sugiyama Says:

    Olá, Pedro!
    Escrevo aqui do Brasil, no estado de SP, cidade de Guarulhos.
    Minha curiosidade sobre essa terapia é que se é possível alguém que já passou por quimioterapia, radioterapia, cirurgias para extirpar tumores no aparelho reprodutor feminino(inclusive feito histerectomia) e que ainda em tratamento convencional descobriu tumores no cérebro, se ainda é possível fazer essa terapia.
    Grata, Marcia.

    • Pedro Says:

      Olá Márcia
      Sim, é possível fazer a Terapia Gerson nesse caso, mas o paciente deverá ser orientado por um médico Gerson.
      Pedro

  28. luciana freitas preis Says:

    OLA PEDRO.
    ME CHAMO LUCIANA, MINHA MÃE ESTA COM CANÇER A 1 ANO, O PRIMARIO ESTA NO CALDA DO PANCREAS, COM METASTASES, FIGADO,PULMÃO,FEMUR DIREITO.ELA FEZ QUATRO TIPOS DE TRATAMENTOS QUIMIOTERAPICOS.AGORA ESTA FAZENDO UMA APLICAÇÃO DE 6 EM E SEMANAS.SEU ESTADO SE AGRAVA COM O PASSAR DO TEMPO, ELA NÃO TEM MAIS DISPOSIÇÃO PARA QUASE NADA.ESTA FRACA E SENTE MUITO ENJOU,FRAQUEZA E DORES.
    A PRINCIPIO O MEDICO NAO VE POSSIBILIDADE DE CIRURGIA APENAS TRATAMENTO SEM INDICAÇÃO DE CURA.
    ESTAMOS SOFRENDO MUITO , PRINCIPALMENTE ELA,GOSTARIA MUITO DE PODER FAZER ESTE TRATAMENTO OU MELHOR TERAPIA DE GERSON.
    COMO POSSO ME INFORMAR E ME ORIENTAR MELHOR.

    AGRADEÇO SUA ATENÇÃO E COLABORAÇÃO.
    OBRIGADA …QUE DEUS TE ABENÇOE,…..E SEU MARAVILHOSO TRABALLHO…
    ABSS…LUCIANA….

  29. brandao Says:

    um garoto 4 anos com anemia falciforme, manifestação de dores no corpo e outros sintomas da doença (coração, circulação, etc) pode ser beneficiado com a terapia gerson? como? por favor , responda.

  30. sonia Says:

    Olá Parabens pelo site,gostaria de saber algum tipo de tratamento para Hepatice C.Grata

  31. marlucia ramos dos santos Says:

    tenho gente na família que tem enfisema .Gostaria de saber se esssa terapia, pode ser aplicada e onde encontrar os suplementos e o livro.

  32. Valérya Says:

    Olá, Pedro! Gostaria de receber informações a respeito da terapia Gerson como forma preventiva de doenças. Minha preocupação é que na minha família existem casos numerosos de câncer e problemas cardiovasculares graves e gostaria de me prevenir e estender a terapia alimentar a todos de minha família também. Obrigada desde já e parabéns por sua iniciativa. Abs.

  33. gledson dos santos meneses Says:

    Gostaria de saber sobre a terapia de Gerson quanto a o mau de crow. Obrigado.

  34. Karina Gomes Says:

    Eu tenho esclerose multipla. Gostaria de saber o que é necessário para aderir a esta terapia? Em Brasilia, existe um médico apropriado para este tipo de terapia? E para mim existe a possibilidade de cura?

  35. Edney Maria Says:

    minha tem asterite temporal e polialgia relmatica(doença altoimune)os mentudos de tratamentos agridem muito seu corpo.Gostaria muito que me ajudacem

  36. FLAVIA SANTOS Says:

    Ola Pedro, desde setembro do ano passado estou tentando curar uma cistite que não cede aos tratamentos convencionais com antibióticos. Você sabe me dizer onde posso encontrar no Brasil profissionais capacitados ou clínicas que apliquem ou acompanhem o processo da terapia Gerson? Grata e parabéns por seu trabalho tão elucidativo!

  37. Nancy Says:

    Olá Pedro, boa tarde.
    Fiquei sabendo a Terapia através do GNT, me interessei e vim xeretear no Google e lhe encontrei.
    Voce pode me dizer se em Sao Paulo existe alguema clinica ou alguem que de assistencia neste tratamento?
    Aguardo sua resposta e lhe agradeço por ela.
    Abraços,
    Nancy

  38. fábio Says:

    Olá gostaria de saber se uma pessoa que teve a visicula removida por cirurgia pode fazer os enemas, já que vc disse que ela estimula a fabricação da bile, que é feita na visicula.

  39. Liduina Says:

    Olá Pedro, tenho hipotireodismo. Explique melhor o tratamento citado acima.
    Grata
    Liduina

  40. JOÃO FARIA Says:

    Pedro,

    Realmente estou estupefato em saber que há cura para o cancer.

    Parabéns a vocês que tentam passar isto para o mundo e ajudar outras pessoas.

    Tenho um sobrinho com uveite artrite reumatóide juvenil e gostaria de saber se a Terapia Gerson ajuda no caso dele?

    Um grande abraço,

    João Faria.

  41. Cecilia Says:

    Boa noite!
    Meu pai tem câncer de próstata , fase inicial. Como este tratamento poderia ajuda-ló?

    • Leonardo Says:

      Existe um ponto na vida em que todos devemos aceitar o inevitável mesmo sabendo que haverá dor e sofrimento, porém a morte é somente uma ilusão. A ciência aos poucos começa a revelar fatos novos e a tecnologia atual já conta com câmeras especiais que mostram coisas que nossos olhos não conseguem ver e nossas mentes não conseguem entender.
      Reze por ele, assim ele poderá desapegar-se mais facilmente da matéria e sofrer menos. Meu pai faleceu dia 20 de janeiro da mesma doença e sofreu durante 4 anos, ficou pele e osso mas no final prevaleceu o caminho natural da vida.

  42. joseane samad Says:

    ola pedro.
    gostaria de saber o seguinte assisti a reportagen na gnt 08.02.11 achei muito interessante o livro so em espanhol comprar onde no brasil como fa
    zer o cardapio dia dia quais os sucos onde comprar os suplementos no brasil ou so fora pois gostaria de tratar minha tireoide e outros acontecimentos e fazer junto com minha familia para uma melhor saude
    futura em curitiba tem algum terapeuta que ensine mais gostaria eu mesma fazer a terapia sozinha pois nao tenho nada grave.

  43. jose carlos souza Says:

    Olá Pedro, Bôa tarde. Gostaria de saber sê este método e, ou terapia, pode ser aplicada a um menino de 9 anos que sofre de Distrofia Muscular. Gratos

    • Anderson Says:

      Nos casos de doenças degenerativas como é o caso da distrofia muscular, a terapia do Dr. Max Gerson funciona de forma excepcional.
      O único problema é encontrar um lugar onde possa ser realizada a terapia, especialmente por causa da enorme dificuldade em encontrar todos esse vegetais orgânicos.

  44. antonio teixeira de lima filho Says:

    TOMEI CONHECIMENTO DESTA TERAPIA PELO CANAL GNT, EM 07/02/2011.
    GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM POSSUI UM CARDÁPIO, PARA QUE PUDESSEMOS UTILIZAR.

    ABRAÇOS.

  45. Ivana Sampaio Says:

    Olá Pedro, bom dia!
    Assisti a um programa de TV sobre a terapia Gerson e fiquei muito interessada.
    Minha Mãe morreu de Câncer há 15 anos (mama e reto) dixtintos um do outro. Desde então a preocupação com as mulheres da família tem sido constantes em nossas vidas.
    Gostaria de saber se tem uma dieta específica para prevenção do Câncer, quando o fator genético é preocupante nessas situações.
    Desde já agradeço.

    Ivana Sampaio

  46. Ana Maria Pereira Says:

    Olá. N-ao sabe que bom é ler as duvidas dos outros, assim se descobrm tantas coisas que a gente nem pensa em perguntar. Meu marido tem figado lento o que tambem deixa o intestino lento. Vou começar a dieta sem forçar muito o metabolismo,assim o organismo se adapta sem sacrificio as mudanças. Muito obrigada pelo site.

  47. Wellington Jacob Says:

    Bom dia Pedro,

    Gostaria de saber como uma pessoa com hepatite “C” ou outra pode fazer a desintoxicação do fígado? Haja vista a necessidade de observar os limites do órgão, conforme você comenta.

  48. Sandra Lucia Carnicelli dos Santos Says:

    Bom Dia,

    Ontem assisti a um programa no canal acho que no canal 51, aqui no Brasil, sobre a Terapia de Gerson, a qual eu nunca tinha ouvido falar.
    Assisti tudo e fiquei interessadissima no asssunto. Um reporter andou em muitos paises entrenvistando varias pessoas curadas com a terapia.
    A Filha do Dr. gerson deu uma entrevista, ela disse que muitas doenças denenerativas são curadas com a Terapia de Gerson. Gostaria de saber se a artrite/artrose, podem ser curadas com ela.
    Hoje quando acordei, a primeira voisa que fiz foi entrar na internet para pesquisar o asssunto. Comecei por pesquisar lugarrs que vendem alimentos orgênicos, é um bom começo.
    Meu esposo já teve 2 infartos, nos alimentamos com bastante legumes e frutas, porem não são orgânicos, pois aqui onde moramos é muito dificil encontrar, a não ser ps graos integrais.
    Agora, como posso começar essa terapia? Gostari de ajuda.
    Obrigada

    • Anderson Says:

      Todas as doenças degenerativas respondem muito bem à terapia Gerson.
      A terapia Gerson é simplesmente uma mudança completa da alimentação e do estilo de vida, através de uma alimentação vegetariana baseada na ingestão de vários sucos por dia e vegetais predominantemente crus para que possam ser preservadas todas as suas enzimas.
      Ao mesmo tempo, é feita uma desintoxicação do fígado através de enemas de café, o que é a parte mais controversa da terapia, pois a medicina tradicional simplesmente não a aceita.
      Apesar de toda essa polêmica, os enemas são extremamente eficazes, uma vez que eles são capazes de dilatar os dutos que carregam as toxinas do fígado para o intestino, facilitando o transporte dessas substâncias para posterior eliminação.

  49. Angelina Correa Says:

    Existe uma publicacão em Portugues?Gostaria de ter nome e editora.Obrigada.Angelina.

  50. Francy Rodrigues Says:

    Parabens pelo texto.
    Meu Pai é diabético, e esta com um ferimento no pé há quase um ano. É possivel tratar com esta Terapia?
    Como devo proceder?

    Obrigada
    Francy Rodrigues

  51. Francy Rodrigues Says:

    Parabens pelo texto, é a primeira vez que tenho informacoes tao completas.
    Meu Pai é diabetico, esta com um ferimento no pé, estamos tratando a. É possível tratar com esta terapia?

    Obrigaga

  52. sandra carrara Says:

    Assisti a uma reportagem muito interessante no GNT ontem, 7/2/2011, a respeito do Dr. Max Gerson, e por esta razão cheguei a este site. Gostaria de obter informações da existência de clínicas especializadas na Terapia Gerson, no Brasil e exterior, para casos de câncer linfático.
    Desde já agradeço,
    Sandra Carrara

  53. Claudio Demetrio Says:

    Prezado Pedro,

    Sou da cidade de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. Ontem, vi uma reportagem no canal GNT a cabo, sobre a Terapia de Gerson. A história muito me interessou. Tenho um parente que saiu recentemente do hospital, devido a pacreatite crônica. Os médicos se quer aconselharam uma cirurgia, pois segundo eles, existe um câncer que inviabiliza este tipo de intervenção. Este parente, segundo os médicos, pode ter sua vida prolongada até 2 ou 3 anos, ou poucos meses, vai depender de como ele cuida do organismo. Um outro ponto a ser colocado, é a causa principal da pancreatite: Alcoolismo.

    Bom, não acredito que tudo esteja perdido. Creio que enquanto houver vida a esperança. Então, gostaria Pedro que você pudesse nos dar uma orientação sobre o assunto.

    Claudio Demetrio
    Ribeirão Preto, SP, Brasil

  54. Jordelina do Carmo Andrade Sá Says:

    Oi Pedro…
    Estou feliz de ter encontrado o teu site, não tenho problemas de saúde, graças a Deus, mas gostaria muito de saber mais sobre a terapia de Gerson. Por exemplo, eu posso fazer a terapia profilaticamente, onde posso encontrar um consultório em São Paulo? Tem algum livro que me ensine ou preciso fazer algum curso?

  55. Roseli Rampazzo Oliveira Says:

    Tenho tiroidite de hashimoto, ou seja, anticorpos tiroidianos. Neste caso devo tomar o lugol? Além disso tenho esteatose e pelo o que os médicos me dizem meu pancreas é preguicoso e nao produz insulina suficiente para quebrar os acucares que ingiro diariamente. Tenho tambem rinite alergica e taquicardia, tudo associado, me causando dores nas juntas e excesso de acido úrico. Posso seguir a receita da terapia de Gerson normal?

  56. simone sarmento lima Says:

    Fiquei impressionada com o documentário no canal GNT sobre o trabalho do Dr.Max Gerson. Especificamente gostaria de saber mais sobre o tratamento do câncer. Infelizmente perdi três familiares com câncer de intestino, respectivamente: mãe em 1979 aos 50 anos, um tio com 75 anos em 2006 e agora em 25 de dezembro de 2010 uma tia com 72 anos. A medicina diz que os parentes diretos são pacientes de risco.
    Acredito que a Terapia Gerson também deva funcionar de forma preventiva. As mudanças alimentares, as mudanças ambientais e o
    psíquico fortalecem o corpo e a mente,fazendo com que a doença não exista, e se existe, regrida, aliada a fé, ao otimismo. Agradeceria saber mais sobre a terapia.
    Trabalho com a psicanálise, pesquiso a medicina psicossomática e acredito que tudo que existe de bom no ser humano é para ser respeitado e colocado em prática com os devidos cuidados. Não importa a ideologia, o credo a que pertença o seu criador, inovador de algo que venha beneficiar a humanidade.

  57. Cecilia Says:

    Meu tem câncer de próstata . Como poderia esta dieta ajuda-lo.

  58. Juliana Garcia Says:

    Olá Pedro!
    Sou portadora de LUpús Erutematosos Sistemico.
    Esta dieta pode ajudar na minha cura?
    Ha casos de pacientes Lupicos serem curados?
    Muitissimo obrigada,
    Juliana Garcia

  59. Divina Rozeni Rechi S Biagini Says:

    Meu Marido é portador de mal de Crhon, e estar sofrendo muito, ha 15 anos tem essa doença, ele esta tomando uma injeção de nome Humira, ela abaixa muito a resistencia dele, entao ele é acometido de muitas enfermidades, a ultima foi trombose na perna inteira, ele esta de licença medica ha mais de 13 meses, e sofre muito, e peso muito baixo, gostaria de saber se aplica a ele a terapia de gerson, moro em Ribeirão preto-sp-Brasil, gostaria de ter detalhes do tratamento…. grata Rose

    • Pedro Says:

      Olá Rose
      Não sou médico e não sei responder a perguntas muito técnicas, mas sim acredito que seu pai pode fazer a Terapia Gerson. (ver Perguntas Frequentes, a primeira pergunta).
      Vou pondo o máximo de detalhes sobre o tratamento aqui no site. Na seccção Novidades verá as últimas coisas que fui introduzindo.
      Desejo tudo o melhor possível
      Pedro

  60. Paula Says:

    Olá Pedro,
    Gostaria de saber se ssa terapia pode ser aplicada á crianças. Meu filho tem 3 anos, é saudável, mas eu gostria que se alimentasse melhor, o que é difícil com tanta pressão de todos os lados para uma alimentação artificial e nada saudável. Introduzir os sucos não será difícil pq já é da preferencia dele. Podemos todos aderir à dieta sem necessariamente estramos doentes ? Gostria de saber mais informações sobre a dieta.
    Paula – Santos-SP

    • Pedro Says:

      Olá Paula
      Sem dúvida podemos todos aderir à dieta sem necessariamente estarmos doentes.
      A Terapia é saudável para pessoas doentes logo também o é para pessoas sem problemas de saúde mas que se querem alimentar melhor.
      Para uma criança de 3 anos a Terapia também é adequada, mas tem de se ter atenção a todos os detalhes. Por exemplo tem de haver uma boa fonte de vitamina B12, visto que, numa dieta vegetariana a vitamina B12 deve ser suplementada.
      Mas também poderá encontrar um meio termo, por exemplo com uma boa base Gerson, intercalada com alimentos mais “normais” mas saudáveis.
      Pedro

  61. simone Says:

    Olá! estou ouvindo pela primeira vez sobre esta terapia no canal gnt.
    Gostaria de maiores informações, pois minha mãe tem policitemia, e devido estar com o ferro muito baixo por causa de sangrias, não pode mais faze-las então está tomando hidreya.
    Quero saber mais sobre a dieta, se todas as pessoas podem fazer por um período, mesmo sem diagnóstico de doença,…
    desde já agradeço

    • Pedro Says:

      Olá Simone

      Sim, todas as pessoas, desde que não muito debilitadas de saúde, podem fazer a Terapia Gerson.

      Para pessoas muito debilitadas de saúde, a Terapia Gerson é totalmente aconselhável, mas deverá ser feita ou numa clínica Gerson ou com o acompanhamento de um médico Gerson. Isto porque o processo de desintoxicação da Terapia é muito eficaz e é necessário que o corpo do paciente seja capaz de processar e eliminar as toxinas que se libertam nesse processo.
      Por isso, se o paciente está muito debilitado, a Terapia tem de ser menos forte no início e progressivamente intensificada posteriormente de acordo com a recuperação do paciente.
      Boa sorte e que a sua mão encontre o caminho da cura!
      Pedro

  62. Kaleandra Says:

    Oi Pedro! boa tarde!

    Estamos com o meu pai em estado gravíssimo de cancer no rim direito, figado, musculos, envolvidos no intestino, veias e artérias. O médicos deram apenas alguns meses de vida a ele. Meu pai está se alimentando muito pouco, está fraco e emagreceu muito. Sente fortes dores e não consegue dormir a noite. Está fazendo tratamento apenas com morfina e uma injeção para estabilizar o crescimento dos tumores e diminuir o inchaço da barriga. Iniciaremos por opção particular a acupuntura para tentar diminuir seu sofrimento. O Caso dele é raro, pois até um mes atras ele estava bem e nos exames apareceu apenas o tumor no rim. Durante a cirurgia que os médicos viram que havia se espalhado (segundo eles e os exames) e da primeira para a segunda tomografia o cancer crescer de 2 cm para 11 cm. dentro do rim num período de 20 dias.
    eu e minha irmã não sabemos mais o que fazer, estamos sofrendo muito com esta situação, por favor nos ajude. Ele não tem convenio e depende do SUS para se tratar…
    Ficarei imensamente grata pelo retorno e com possíveis dietas e uma forma de tratamento pela terapia de Gerson, pois lí o site mais fiquei confusa de como tratar e iniciar este tratamento no caso de meu pai.
    Obrigada e fico ansiosamente aguardando o seu retorno.

    Abraço

    Kaleandra Q. Resta – Paulínia Sp

  63. Leonardo A.Mynssen Corrêa Says:

    Ola Pedro
    Tratei a pouco tempo um cancer de prostata com radioterapia, mas usei alimentaçao especial sem carne e sem açucar, com muita fruta, legumes e peixe. Fiz uso da aloe vera para limpeza do intestino, e me senti muito bem.
    tenho um problema de triglicerides alto, e um fígado que funciona mal e com esteatose. gostaria de consertar esse problema de fígado. teria voce uma recomendação especial? um abraço
    Leonardo

    • Pedro Says:

      Olá Leonardo
      A sua alimentação especial deve ter concerteza contribuido para fortalecer o seu organismo e ajudá-lo a recuperar.
      No entanto, pelos sintomas que descreve, principalmente estado do fígado, requer atenção especial.

      A Terapia Gerson é uma terapia que trata a condição geral do corpo e por isso não tem tratamentos especiais de acordo com as patologias.
      Em termos de órgãos, o objectivo principal da Terapia é repôr o estado de saúde do fígado e do intestino em primeiro lugar.
      O fígado é o órgão de desintoxicação por excelência, e o intestino a principal causa de problemas de saúde crónicos.

      Tenho uma recomendação no entanto, que se prende com o estado mais ou menos debilitado do corpo em que se encontra.
      Se se sente muito debilitado, não deverá fazer a Terapia Completa logo desde o ínicio. Deve começar com a Terapia Adaptada, que é a mesma Terapia mas mais moderada. A Terapia Completa provoca uma grande desintoxicação do organismo e o fígado tem de ter condições de suportar esse esforço de desintoxicação.

      Um abraço e boa sorte
      Pedro

  64. JOSÉ MENDES Says:

    Como preparar essa Enema de café?

    • Pedro Says:

      Olá José

      Para o enema (clister) de café, é necessário:
      -café biológico com moagem média
      -água purificada por osmose inversa (sem UV)
      -1 recipiente de enema de mais de um litro
      -tubo e cânulas limpas e desinfectadas

      -pôr 1 litro de água osmotisada ao lume
      -quando começa a ferver, pôr o lume o mais brando possível
      -juntar 3 colheres de sopa cheias de café moído
      -deixar a infusão dar-se durante 20 minutos
      -filtrar a água por um passador com um tecido de algodão bem limpo
      -juntar água osmotisada até prefazer 1 litro novamente (para compensar a água que se evaporou durante a infusão)
      -deixar arrefecer
      -quando está à temperatura do corpo está pronto a usar
      (pode-se fazer mais quantidade do que um litro e guardar no frigorífico num recipiente hermético.
      Pode fazer um concentrado e depois juntar a água necessária no momento de usar)

      Para aplicar o enema, deve:
      -ter a infusão de café à temperatura do corpo
      -pôr a infusão no recipiente de enema
      -colocar o recipiente a cerca de 50 cm de altura
      -deitar-se numa posição confortável sobre o lado direito do corpo
      -inserir a cânula no ânus cerca de 5 cm
      -abrir a torneira do clister
      -deixar a infusão penetrar suavemente (ajustando a cânula conforme fôr necessário para o fluxo de água se dar)
      -descontrair barriga e ânus
      -respirar normalmente
      -se sente demasiada pressão, feche a torneira uns instantes e depois volte a reabrir
      -quando a totalidade (1 litro) de infusão penetrou no intestino feche a torneira e retire a cânula
      -mantenha-se na posição durante 12 a 15 minutos
      -passado esse tempo evacue (sentirá um “agradável” cheiro a café🙂 )

      Espero que estas informações ajudem e se precisar de mais algum esclarecimento, não hesite em pedir.
      Boa sorte
      Pedro

  65. Luciano Mendonça Says:

    Olá! Muito boas as informações do teu site. Aqui no Brasil pouco se sabe sobre ela, o que é lamentável. Tenho uma dúvida: Durante o tratamento a pessoa pode trabalhar normalmente, ou terá que fazer repouso em casa?
    Mais uma vez parabéns, e mande-me informações atualizadas da terapia.

    Um forte abraço,

    Luciano Mendonça

    • Pedro Says:

      Olá Luciano
      Obrigado pelo seu comentário e elogios🙂.

      Respondendo à sua pergunta:
      Poder ou não trabalhar normalmente vai depender de 2 coisas:
      – do estado de saúde do paciente e
      – da ajuda para preparar os sumos e refeições

      Se o paciente estiver muito doente, então não estará físicamente apto para trabalhar durante os primeiros meses.
      Se o paciente não estiver muito doente, poderá trabalhar.

      Por outro lado, o trabalho de preparação dos sumos e refeições é muito exigente em termos de tempo, e caso seja o paciente a fazer esse trabalho (se tiver condições para isso) não lhe sobrará muito tempo para trabalhar.

      Se queremos trabalhar normalmente enquanto fazemos a terapia, e na hipótese de o nosso estado de saúde o permitir, temos de contratar uma pessoa para tratar da logística associada à terapia.

      De qualquer maneira, é aconselhável, nas primeiras 2 ou 3 semanas de terapia, estar em repouso: o nosso organismo tem de desintoxicar e quanto menos exigirmos dele para outras tarefas, mais eficiente ele é na desintoxicação.

      Um abraço
      Pedro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: