Princípios alimentares

TOTALIDADE
A Terapia Gerson abarca o corpo na sua totalidade. Não visa nenhum orgão ou sistema em particular. Todos os sistemas interagem entre si e são importantes, mesmo se alguns órgãos, como o fígado, têm actividade metabólica mais vasta, e nomeadamente a função de desintoxicação por excelência, pelo que é aquele que primeiro se pretende regenerar. Nutrição e desintoxicação dirigem-se a todo o corpo. O que importa é restabelecer o metabolismo de todo o corpo.

METABOLISMO
Todos os mal-estar físicos são expressão de um metabolismo anormal ou perturbado, quer por excesso quer por deficiência. O metabolismo deverá ser re-equilibrado na sua totalidade. A terapia não visa qualquer metabolismo específico. Uma vez o metabolismo globalmente restabelecido, todos os males terão desaparecido.

NATURAL
Sempre que viável, os nutrientes devem ser fornecidos em alimentos naturais.

SUPLEMENTOS
São usados somente e apenas quando não é conhecida uma forma natural plausível para fornecer a quantidade necessária de certo nutriente.

ABUNDÂNCIA DE NUTRIENTES
Abundância de vitaminas, minerais, enzimas e oxigénio, todos eles nutrientes imprescindíveis ao metabolismo. (repito: todos estes nutrientes devem ser fornecidos através dos alimentos, excepto se não é conhecida uma forma natural plausível para fornecer a quantidade necessária de certo nutriente)

VEGETARIANO
Do mundo animal, apenas Cottage Cheese (um queijo suave que não tem tradução para portugiês)

BIOLOGICO
Alimentos não sujeitos a qualquer tipo de pesticida, insecticida ou outra droga, bem como não adubados com substâncias contendo qualquer químico industrial adicionado. A adubação é exclusivamente feita com matéria orgânica natural, ela própria também biológica

FRESCO
Vegetais recém-colhidos, com o máximo de energia vital e de nutrientes ainda inalterados

CRUS
Alimentos ingeridos crus são a forma de obter o máximo de energia vital e de nutrientes ainda inalterados. Os alimentos, quando cozinhados, sofrem alterações ao nível da maior parte dos seus constituintes, nomeadamente das suas vitaminas, proteínas (enzimas e outras) e quantidade de oxigénio.

COZINHADOS
Alimentos cozinhados têm como função proporcionar um bom funcionamento intestinal (papa de aveia matinal) e nutrir-nos e aquecer-nos fisica e emocionalmente. É também a forma mais plausível para comer alguns alimentos importantes, como por exemplo a batata, tão rica em potássio.

ZERO TÓXICOS, ZERO QUIMICOS ADICIONADOS
Este cuidado não é apenas com os alimentos. Mas convenhamos que não vamos parar de respirar para nos curarmos, pelo que será de todo em todo impossível suprimir por completo todos os tóxicos atmosféricos. No entanto, poderemos escolher a melhor atmosfera possível, a melhor àgua possível, os melhores produtos de limpeza possíveis.

ZERO SAL ADICIONADO
O sal é composto quase exclusivamente por cloreto de sódio ( Na Cl ). O sal é altamente nefasto porque, em quase todos os casos de doenças degenerativas, há excesso de sódio (Na) e deficiência de potássio (K) nas células. O que se pretende é que o potássio volte a penetrar nas células e o sódio delas seja expulso.
Nota: O sódio (Na) e o cloro (Cl) necessários ao nosso bom funcionamento encontram-se em quantidades mais do que suficientes nos próprios alimentos. É absolutamente desnecessário adicionar sal.
Zero sal, zero produtos salgados.

POTÁSSIO
Batata, tomate e banana são muito ricos em potássio.

SUMOS
Forma natural de fornecer o máximo de vitaminas, minerais, enzimas e oxigénio com o mínimo de esforço digestivo para o organismo (seria impossível ingerir toda a quantidade de alimentos que é convertida em sumos durante o dia, assim como seria uma sobrecarga em termos de digestão). A Terapia compreende 13 sumos (1 a cada hora) mas não limita a esse número. Quem quiser pode beber mais.

ZERO ÁGUA
A água é essencial, mas, bebida pura, dilui os sucos gástricos (o que não é grave para uma pessoa saudável, mas não se pretende que aconteça numa pessoa doente em processo de desintoxicação e regeneração). Ora 13 sumos de vegetais e frutas fornecem água mais do que suficiente ao organismo e não diluem os sucos gástricos, ao contrário. Toda a sede deve, portanto, ser saciada com sumos (13 ou mais). Para além dos sumos, nomeadamente durante a noite ou quando o paciente tem náuseas, é aconselhável beber tisanas de hortelã pimenta, que diminuem as náuseas e também não diluem os sucos gástricos.

PROTEINAS
De origem vegetal e Cottage Cheese (um queijo suave que não tem tradução para portugiês)
com moderação

LIPIDOS
No inicio, utilizar somente e apenas Óleo de Sementes de Linhaça (Flaxseed Oil), obviamente de primeira pressão a frio.
Depois de ultrapassada a fase crítica inicial da desintoxicação (3 ou 4s semanas), além do Óleo de Linhaça, a Terapia Gerson inclui ainda Cottage Cheese (um queijo suave que não tem tradução para portugiês).

ALCALINIDADE
Em quase todos os casos de doenças degenerativas há excesso de acidez no corpo: no sangue, nos órgãos, nas células. Isso altera grandemente o metabolismo. O metabolismo saudável do corpo requer um meio mais alcalino. Os alimentos usados na Terapia Gerson tendem a criar a alcalinidade necessária ao bom metabolismo.

80 Respostas to “Princípios alimentares”

  1. adriana rezende Says:

    eu gostaria da saber qual alimentação para que tem lúpus eritematoso sistêmico,,artrite e doença mesta ,meu nome e Adriana trato a 13

  2. Nelson Says:

    olá a todos é s para avisar que a linhaça em po que se vende nos supermercados e dieteticas, e TORRRADA, SECO NO FORNO DURANTE VARIAS H, para se conservar durante meses, sem rançar, mas tambem fica sem propriedades, os fabricantes não dizem isso….quando comprar veja com a ponta dos dedos se tem oleo se não tiver é torrada,
    sugestão moa-a você, na 1,2,3….
    Cumprimentos

  3. Elizabeth Ramos Says:

    Obrigada por organizar e compartilhar estas informações.
    Sou ambientalista e totalmente a favor da alimentação natural.
    Alimentação é vida!

  4. Helena siqueira Says:

    Onde vc faz tratamento em CURITIBA ? Estou a procura me diz por favor Ângela . Obrigada

  5. paula silva Says:

    tem a cura pela auto-hemoterapia em câncer e outras doenças…

  6. paulolopescordeiro Says:

    gente, nao acredito q tanta gente interessada no assunto, ninguem adquiriu este livro que possa ajudar a tantos q precisam afinal de contas espanhol quase todo mundo sabe e por que tanto suspense nas dietas, ajudem o proximo nao custa nada. um abraço.

    • iracema Says:

      Preciso de mais informaçoes sobre esta alimentação para combater uma LLc. POR FAVOR ME AJUDEM RESPONDENDO.

    • Florecy Fausto Says:

      Iracema, estou com você no quisito ajudar o próximo; Se o ser Humano pensasse um pocu mais sobre querer para os outros aquilo que ele quer para si, a Teoria Gerson já estária ao nosso alcance sem tantos mistérios. Porque será que agem dessa maneira? provavelmente ou melhor com certeza é a falta de “AMOR” aquele amor que Jesus veio aqui nos ensinar e a Humanidade ainda não consegue entender.
      Queremos facilidade com as informações, digo facilidade no sentido da lingua; facilidade nas orientações; queremos divulgar e ajudar as pessoas. Como conseguir essas informações de Palestras e cursos aqui no Brasil? Lembremos o Evangelho de Jesus “Somos Todos Irmãos”; Vamos nos ajudar.
      FFausto

  7. Martin Ignacio Izarra Says:

    Amigos,

    Este documentário explica perfeitamente a Terapia Gerson, aqui vai o link: http://www.youtube.com/watch?v=CXMjHX9ngp4

    Abraços,

    Martin

  8. Angela Maria Dal Ri Says:

    Qual uma alimentacao para quem e portador de hepatite C

    • Hermano Lopes Volpi Simões Says:

      Boa tarde Senhora Angela Maria.Meu nome é Hermano sou portador de Distrofia nos membros e atualmente eu uso uma ortese na perna direita onde eu sofri um acidente.Estou enviando esta mensagem com muito Respeito,Carinho,Atenção e acima de tudo com muita Generosidade.Boa tarde Senhora Angela.Senhora Angela a Senhora já ouviu dizer sobre o tratamento da Auto-Hemoterapia?Por favor entre neste sate e registre como membro e realize uma pesquisa e a Senhora vai se surpreender eu Hermano já recebo o tratamento da Auto-Hemoterapia já fez três anos e estou muito bem de saúde o sate é:Amigos da Cura.Clique na barra de pesquisa e entre é fácil.Boa tarde.Abraços de Hermano.Que Deus lhe de muita Saúde,Paz,Alegria,Felicidade e muita Prosperidade é o meu desejo.Abraços de Hermano.Boa tarde.

  9. Iamar Reis Soares Says:

    Vc nao poderia postar artigos que falassem um pouco mais sobre estaterapia…fica tudomuito nebulosoé como colocar a bala na boca de uma criança e retirar,assisti pela GNTum documentário interessantíssimo mas não fala sobre a terapia e quem não consegue acesso fica tremendamente frustrado.Se possível desejo receber o PDF que uma das pessoas no forum citou,já teria algumaorientação e assim que puder irei adquirir o livro em espanhol.Agradeçoe imploro por artigos mais esclarecedores.Obrigada e parabéns por sua iniciativa.

  10. Leo Lopes Says:

    …concordo plenamente que o sal comum encontrado no comercio não tem nenhum valor nutritivo e tem um ante umectante venenoso, a base de derivados de aluminio. Mas o que voce me diz do SAL ROSA DO HIMALAIA , que é um sal mineral muito rico em nutrientes ?

    • Pedro Says:

      Concordo que é bem melhor, mas no caso da Terapia Gerson é para suprimir todo o sal (que, independentemente do maior ou menor teor de minerais, contem altas doses de Sodio e Cloro (NaCl)).
      O Sódio é um dos elementos essenciais para suprimir no processo de desintoxicacao.
      Os minerais e nutrientes provêm dos sucos!
      Pedro

  11. Leo Lopes Says:

    COTTAGE CHEESE no Brasil chama-se “RICOTA” e na India “PANIR”…é feito adicionando algumas gotas de limão quando o leite está fervendo. Apaga o fogo qdo o leite talha, coa-se em um pano de algodão e pronto !

    • Lizz Says:

      Desculpe, mas não é bem assim. Temos, no Brasil, tanto a ricota, quanto o queijo cottage. São coisas diferentes.

  12. teresa Says:

    Pelo que conheço da terapia é possível a cura de algumas das situações que voce relacionou,mas o melhor mesmo é buscar orientação especilizada. em São Paulo temuma clinica ( Dr. Gustavo)

  13. marina rodrigues Says:

    A paz,

    gostaria de saber se tomar o sumo de cenoura com maça, e os outros vegetais da dieta do dr. Gerson, cura artrose, osteoporose,fibrose no pulmão causada por uma quimioterapia no seio, e problemas de circulação.

  14. Fernando Davila Says:

    Meu filho hoje com 2 anos e 4 meses está fazendo quimioterapia para curar um neuroblastoma de supra renal.

    Penso em aplicar a dieta nele, mas é difícil para uma criança, melhor dizendo, um bebê. Ele toma muita mamadeira com leite em pó industrializado. Come só feijão e macarrão.

    O que posso fazer para introduzir a dieta nele?

    Qual a dica que vocês me dão.

    Por favor, enviem as idéias para o meu e-mail fdavilaf@hotmail.com

    Me add no msn.

  15. Henrique Torres Gomes Says:

    Olá , olhei um rápido, mas o bastante para entender que existem livros
    para auxiliar no caso de um tratamento a distancia, como ou onde encontrar para comprar ?
    Tudo é muito bom, mas é necessário facilitar o acesso ao tratamento
    basico, principalmente quando se trata de prevenção. Alguém pode me
    dar o endereço para aquisição dos livros, ou livro.

  16. lea Says:

    gostaria de saber se a terapia de gerson serve para dores clônicas. Tenho 3 hérnias de disco, 1 na coluna cervical e 2 na lombar com pinçamento no nervo ceático da perna esquerda. Sinto dores diárias, e utiliso medicamentos muito fortes como: Tilex, Arcoxia; Amato; ……. Vcs podem me ajudar?

  17. Henrique Torres Gomes Says:

    Boa noite, tive diversos problemas de saúde, e alguns ainda persistem. Minhas orientações muito poucas alimentação, desintoxicação etc.. mas me ajudou muito mesmo. Hoje procuro
    uma melhor orientação para a minha saúde ficar em plena forma,
    Gosto, tenho prazer em ajudar outras pessoas e divulgar tudo que
    natural, orgãnico.
    Gostaria de receber informações e participar, fazendo e divulgando essa terapia.

  18. Rachel Says:

    Boa noite, Pedro.
    Essa semana soubemos que meu pai tem cancer no pancreas já apresentando metástase. Ainda ele não foi submetido a quimioterapia, mas gostaria de saber se ainda vale à pena ele se submeter a Terapia Gerson. Estou desesperada, por favor, me ajude. Aguardo contato.
    Obrigada.
    rachelloboqueiroz@hotmail.com

    • Pedro Says:

      Olá Rachel
      Sim, sim, sem dúvida, vale a pena ele se submeter à Terapia Gerson.
      As melhoras do seu pai
      Pedro

  19. Roberto Cavalier Says:

    Olá
    Meu nome é Roberto Cavalier
    Tenho um amigo que precisa de tratamento e se interessou pela “Terapia Gerson”.
    Somos do Brasil e gostaríamos de saber se aqui temos uma representação.
    Aguardo contato
    Obrigado pela atenção

  20. adriana Says:

    OLA Pedro!tive cancer de mama ha 9 anos…fiz quimio e agora passei por colonoscopia e encontraram um diminuto adenoma tubular(colon) e se comecar a dieta ,pode ser que nao apareca mais um polçipo?’obrigada e tenho 47anos, abracos

  21. Ana Carolina Says:

    Olá a todos! Nossa, que bacana tanta gente interessada na terapia!!
    Conheço a terapia de Gerson por 2 documentários que vi a respeito e fiquei bastante interessada no livro. Li nos post que o livro encontra-se disponível em PDF, alguém poderia me passar por e-mail?
    Obrigado

    Ana

  22. artur ramos filho Says:

    me coloque no chat,estou diabetico no momento e pretendo me curar com esse metodo,gostaria de saber se existe alguem treinado com esse metodo aqui no brasil

    • Esther Ben David Says:

      OLA ARTUR EU LI NESTE SITE MESMO QUE TEM UM ONCOLOGISTA-HEMATOLOGISTA CREDENCIADO DO INSTITUTO GERSON EUA ELE TEM CLINICA EM SP
      EMAIL DELE: Dr Gustavo Vilela (gvilela1000@yahoo.fr)

  23. Escobar Says:

    Minha esposa se curou de Lupus Sistemico e Artrite Reumatoide, Doença Mista do tecido conjuntivo com uma dieta similar a essa, veja tudo em
    http://www.curassecretas.blogspot.com
    parabens pelo blog Pedro…………

  24. teresa Says:

    saúde e paz pessoal! Sou médica pediatra e há algum tempo me sinto atraída pelas terapias naturais. Fiquei muito curiosa a respeito des terapia, acho a idéia do fórum excelente e se ele se estabelecer eu gostaria de fazer parte.

    • Liliana Says:

      É uma pena a Teresa estar no Brasil…gostava de encontrar um(a) médico(a) da área da pediatria, q tivesse uma mente aberta para as medicinas alternativas, e recomendasse os medicamentos como último recurso, e não como primeira escolha, para o meu pequenino de 12 meses, mas em Portugal, nos canais “normais” (hospital, centro de saúde) desconheço que haja… Muitas felicidades

  25. Jose Teixeira Says:

    Senhores onde encontro esses alimentoe e as frutas para os sumos, é tudo muito nebuloso ninguém sabe nada , não divulgam nada. Não consigo achar nada parece que estão escondendo esse tratamento, se alguém sabe começe a posta por favor..
    grato Jose Antonio

    • meire mello Says:

      ola senhor josé teixeira
      tem um video no you tube
      e so entrar como terapia gersom
      mas escolha o video em espanhol
      porque se nao o senhor nao vai entender nada.
      mmeire

  26. Alexandre Basílio Says:

    Pessoal, proponho que criemos um fórum para discutirmos sobre a terapia Gerson. Vejo que existem muitas pessoas intetressadas mas de nada vai adiantar se não nos unirmos em busca do conhecimento tanto sobre a terapia quanto sobre os produtos orgânicos. Tenho algum material em vídeo. Se houver mais de 10 pessoas interessadas eu criarei o forum e postarei o link para os vídeos para que possamos iniciar a discussão.
    entrem em contato por e-mail: abcoura@gmail.com.
    Boa sorte e saúde a todos.

    • jussara Says:

      Olá Alexandre, tenho ionteresse sim, recem começo a c onhecer a terapia, vou começar a colocar em pratica assim que encontre alguma informação maior. Consegui o livro em pdf, procuro algum médico, clinica ou hospital que siga esta linha aqui no brasil ou america latina. se alguem souber por favor me informe. Um grande abraço a todos, paz e saúde. Jussara Maia.

    • jorhana Says:

      Olá Jussara, estou conhecendo a terapia Gerson e venho pesquisando muito, a clinica está localizada no mexico, mas eles dao toda assistencia gratuita por telefone e email estou tentando entrar em contato pelo email, veja o site, gostaria se possivel voce podese me passar o livro em pdf, ainda nao consegui achar. Grata. Jorhana.

    • nilson Says:

      oi Jussara!
      também moro no Brasil, como vc conseguiu o livro em pdf.??? encontrou algum medico q trabalha com a terapia por aqui???

    • Edson Lutz von Zastrow Says:

      Boa noite,
      Tenho 53 anos de idade, sou naturalista (não confundir com vegetariano) não como carne vermelha e tento ter uma dieta orgânica/natural.
      Em 13 de janeiro deste ano foi descoberto tumor no meu intestino grosso.
      Foi retirado 40 cm do meu intestino com 53 linfonódulos, sendo que dos 53, apenas 2 eram malignos, mas o tumor chegou a encostar no peritônio.
      Por esse motivo, foi feito um diagnóstico de que eu precisaria me tratar com quimioterapia, por prevenção, com o seguinte cronograma:
      * uma vez por semana
      * aplicação de químio durante 6 semanas
      * parar por 2 semanas
      * aplicação de químio durante 6 semanas
      * parar por 2 semanas
      * aplicação de químio durante 6 semanas
      Adoraria me tratar na clínica do México mas acho que não tenho recursos para isso.
      Portanto contem comigo também!!!!
      Aguardo…

    • Esther Ben David Says:

      OLA JUSSARA, TEM UM MEDICO AQUI NO BRASIL SIM CAPACITADO. VI NESTE SITE. ELE é ONCOLOGISTA-HEMATOLOGISTA E CAPACITADO PELO INSTITUTO GERSON TERAPIA NOS EUA. VEJA O QUE ELE ESCREVEU N ESTE SITE:
      Sou médico oncologista-hematologista e fui treinado no Instituto Gerson, nos EUA. A Terapia Gerson seria de grande valia neste caso. O problema da quimioterapia e das cirurgias, é que isto não traz a melhora do organismo, nao corrige as disfunções que provocaram a doença. Neste caso, em especial, a quimioterapia não trouxe nenhum benefício… você disse muito bem, a doença “parecia” controlada. Na verdade ele já tinha células malignas no fígado, apenas não se conseguia vê-las. Caso você deseje fazer o protocolo Gerson, pode entrar em contato comigo, fazemos o acomopanhamento na minha clínica em São Paulo. Abraço, Dr Gustavo Vilela (gvilela1000@yahoo.fr)

      POR FAVOR ESTOU QUERENDO LER O LIVRO DA CHARLOTTE VOCE PODERIA AJUDAR-ME ?

    • Patricia Alves Says:

      Ola Jussara!
      Ando muito entusiasmada com a terapia de Gerson e gostaria de obter mais informações sobre ela.
      Acha que me podia enviar o documento em pdf ?
      Obrigada

    • Deborah Says:

      por favor me mande o livro em pdf, obrigada

  27. Regina Says:

    tenho hipotireoidismo e faço tratamento há mais de dez anos. engordei muito e por menos que me alimente, meu metabolismo não corresponde. tomo remédio diariamente,mas a gordura abdominal , excesso de peso, colesteral ruim alto me deixam preocupada. o que eu poderia fazer , baseado nessa terapia, para uma desintoxicação e para acelerar meu metabolismo. considero essa terapia um grande milagre, mas sinceramente, não tenho envergadura para segui-la à risca,mas gostaria de adaptá-la para o meu problema. agradecida.

    • Ângela Says:

      Cara Regina, além do tratamento com o Dr Gerson, outro bastante similar com a proposta de alcalinizacao é o do Dr Robert Youg…o processo é conhecido como unibiótica…Já estou há mais de 100 dias neste tratamento e parei de fumar, perdi 14 k e minha disposicao é bem maior. Faco o tratamento com uma pessoa do interior do Paraná que além do curso com ele fêz outros tantos também da culinária e do bem estar. Gostei muito mesmo.

  28. MARIA APARECIDA DA FONSECA Says:

    1) Quais os frutos e/ou vegetais que devo usar e, quanto tempo é o tratamento?

  29. Jayme de Mello fonseca Junior Says:

    Gostaria de saber se a terapia Gerson é qualificada para mieloma multiplo.Já fiz quimioterapia,transplante de medula e faço uso do Velcaid.Agradeço sua resposta.

  30. sueni paladini Says:

    esta alimentação muda tudo.
    água,sal, doce, cozimento, é a busca da cura e os laboratórios não devem gostar nada disso,não é mesmo??
    vendo o indivíduo como um todo a mágoa está envolvida nesta cura de um câncer ??? o emocional também é percebido ???

  31. sueni paladini Says:

    quero saber mais sobre esta alimentação,uso a terapia floral de saint germaim ,com pacientes que tiveram ou fazem tratamento.

  32. charlote Says:

    Falei Arnaldo, quiz dizer Agnaldo.

  33. charlote Says:

    Realmente, concordo com o Arnaldo. Quem sabe poderemos nos unir e realmente trazer algo para o Brasil. Como podemos proceder?

    • Ângela Says:

      Gostaria de fazer parte deste grupo com a proposta de trazer mais informacoes sobre este procedimento. Sou jornalista, atuo em Curitiba e já faco há uns 4 meses este tratamento com bons resultados.

    • Carmen Says:

      Angela, gostaria de saber como fez a dieta, trocar ideias, preciso ajuda. Também sou de Curitiba. calu2004@ibest.com.br

  34. Letícia da Costa e Silva Says:

    Sofro de espondilite desde os 23 anos, atualmente tenho 33 anos, as dores nas costas são muito fortes e muitas vezes não consigo caminhar.

    A terapia Gerson auxilia nesses casos? Onde posso conseguir as orientações alimentares desta terapia?

    Desde já agradeço.

  35. Pedro Luiz de Campos Says:

    Prezado Pedro minha glicose esta em media em 150 em gejum tomo diariamente 1500 mg de glucoformim alem do que sou ipertenso, estou acima de meu peso normal 30 por cento, essa dieta Gerson serve para mim?

  36. cirlene balbino da silva Says:

    Olá,boa tarde! vi uma reportagem sobre a terapia Gerson, antes nunca tinha ouvido falar nessa terapia,gostaria de conhercer todos os detalhe desta terapia.pois conheço duas pessoas que tem problemas de câncer e gostaria de ter conteúdo o suficiente pra lhe mostrar que elas podem se curar fazendo uso desta terapia. Gostaria de conhecer essa terapia detalhadamente.

  37. Patricia Barros Says:

    Olá Pedro,
    Estou muito interessada na Terapia Gerson, já sou adepta dos sucos e de uma alimentação mais equilibrada, mas agora me surgiu um problema na hipófise e na tireóide e gostaria de me tratar com essa terapia. Vc conhece casos semelhantes? Vou adquirir o livro em Espanhol, já que não temos a publicação em português, o que é uma lástima….
    Abraços,
    Patricia

  38. claudia maria Says:

    oi.gostaria de saber onde encontro na internet algo sobre como emagreçer com a terapia de gerson.preçiso muito perder peço mas nao consigo.por favor me auxilie,obrigada por tudo

  39. Céia Costa Says:

    Gostaria de saber se alguem pode traduzir o livro,pois é muito importante.

  40. franklin guanabarino Says:

    Prezado Sr.
    Tenho uma enfermiddade pouco conhecida, a parapsoríase, que, conforme a minha dermatologista, é uma fase inicial do linfoma T. Pesquisei sobre a doença e encontrei poucas soluções e ainda fiquei mais confuso e apavorado. Embora esteja controlando as lesões (que aparecem e desaparem, com anti alérgicos e corticosteróides), é como se eu tivesse, dentro de mim, uma bomba prestes a explodir… Por favor, me ajude!
    Atenciosamente,
    Franklin Guanabarino

  41. Breno Pacheco Says:

    Existe tratamento pela terapia Gerson para doença de Parkinson?

  42. Mirela Says:

    Olá,

    Descobri na semana retrasada que a minha mãe está com câncer no intistino, no fígado e no peritônio. Ela ainda não começou a quimioterapia, pois estamos aguardando o resultado do exame K-ras. Desta forma, gostaria de saber se o senhor indica ela fazer a terapia Gerson em conjunto com a quimioterapia…

    Muito obrigada,

    Mirela Menezes

  43. Ana cláudia Says:

    Olá amigos
    Por favor, alguém saberia informar se no Brasil já tem algum livro traduzido ou se já tem alguma clinica.

    Muito obrigada
    deus abençõe todos vocês.
    Paz.

  44. Ana Cláudia Matt Says:

    Olá! Tenho alguns lipomas espalhados pelo corpo(mais ou menos uns 30), e tenho medo que virem malígnos. Quero fazer a dieta de Gerson. Quanto tempo devo fazê-la, e devo tomar algum suplemento? Acha que com a dieta e o enema os lipomas podem sumir ou diminuir?
    Grande abraço,
    Ana Matt

    • Pedro Says:

      Olá Ana
      Sim os lipomas podem sumir com a Terapia Gerson.
      Não lhe posso dizer quanto tempo terá de fazer a Terapia, pois não conheço o seu estado, mas diria entre 6 meses e 1 ano.
      Sim, deverá tomar os suplementos da Terapia. A Terapia é um conjunto de Sumos, Alimentos, Suplementos e Tratamentos.
      Pedro

  45. Amauri Says:

    Olá Pedro, tenho 43 anos e desde os 20 anos sofro com disturbios digestivos cronicos (tenho tambem intolerancia a lactose), já fiz muitos exames (várias endoscopias e colonoscopias) tentei muitos tramentos com especialistas (gatros) e toda a sorte de medicamentos quimicos, acredito que o alívio para mim seria a TERAPIA GERSON, então pergunto:
    Será que alguem não se propunha a traduzir os livros para o portugues e disponibiliza-los na internet para auxiliar pessoas como eu?

    • Pedro Says:

      Olá Amauri
      Entendo a sua necessidade, mas os livros têm direitos de autor e não se podem disponibilizar gratuitamente na internet.
      Era de facto muito bom que alguma editora pegasse no livro da Charlotte Gerson e o editasse no Brasil, mas até agora isso ainda não aconteceu.
      No entanto, o livro está à venda na Amazon.com em espanhol. É o mais próximo que existe da nossa língua. Pode ser que lhe sirva.
      Pedro

  46. Agnaldo Says:

    Olá pessoal, acho que já está na hora de nos organizar e trazer algo assim p o Brasil (tipo uma cooperativa ou trabalho voluntário) e ou então criar esta ponte com o México… q tal??

    Abraços…

    • Edna Suely Sanches Says:

      Olá Agnaldo! Adorei sua idéia e se puder contribuir estou a disposição.
      Sou Enfermeira e extremamente interessada na Terapia de Gerson.Caso consiga alguma informação de como podemos nos mobilizar para tal, pode contar comigo.
      Abaços, Edna

    • Ângela Says:

      Caro Agnaldo, também me interesso por tornar conhecidas estas informacoes pois conheco os beneficios em mim mesma e também quero dar continuidade. Além do Dr Gerson vale conhecer também a terapia similar do Dr Robert Young e também ler o livro “Anticancer” do Dr David Servan Schreiber, neurocientista americano que fala sobre prevenir e vencer usando nossas defesas naturais. Sou jornalista e atuo em Curitiba.

  47. Marco Antonio Goulart Says:

    O livro que trata sobre o assunto é disponível em português?
    Se o for, qual o título e a Editora?
    Peço que respondam para meu email.Podem publicar aqui tambem.
    Obrigado

  48. Marina Quevedo Says:

    Olá. Gostaria de saber se no Brasil existe alguma clínica ou hospital que responda pela terapia de Gerson. Sou de São Paulo, e tive conhecimento recentemente deste tratamento. Tenho muito interesse, mas não sei onde procurar aqui no Brasil.
    Obrigada,
    Marina Quevedo

    • Pedro Says:

      Olá Marina
      Infelizmente, não há nenhuma clínica Gerson no Brasil.
      Não tenho também conhecimento de que haja algum médico ou caregiver Gerson no Brasil.
      Há uma clínica no México (ver site do Instituto Gerson (em inglês, ou em espanhol).
      De qualquer maneira, esta é uma terapia “faça você mesmo” pelo que com base em qualquer dos livros da Charlotte Gerson (pode ver na bibliografia ) poderá fazer a Terapia por si, em sua casa.
      É lógico que o facto de ir a uma clínica facilita em muito a aprendizagem prática da Terapia, mas os livros são bastante explicativos.
      Obrigado pelo seu comentário
      Pedro

    • Esther Ben David Says:

      OLA MARINA, TEM UM MEDICO AQUI NO BRASIL SIM CAPACITADO. VI NESTE SITE.. VEJA O QUE ELE ESCREVEU N ESTE SITE:
      Sou médico oncologista-hematologista e fui treinado no Instituto Gerson, nos EUA. A Terapia Gerson seria de grande valia neste caso. O problema da quimioterapia e das cirurgias, é que isto não traz a melhora do organismo, nao corrige as disfunções que provocaram a doença. Neste caso, em especial, a quimioterapia não trouxe nenhum benefício… você disse muito bem, a doença “parecia” controlada. Na verdade ele já tinha células malignas no fígado, apenas não se conseguia vê-las. Caso você deseje fazer o protocolo Gerson, pode entrar em contato comigo, fazemos o acomopanhamento na minha clínica em São Paulo. Abraço, Dr Gustavo Vilela (gvilela1000@yahoo.fr)

  49. Adriana Says:

    NOTA DO AUTOR DO SITE:
    ESTE HOSPITAL NO MÉXICO NÃO É APROVADO PELO INSTITUTO GERSON.
    O ÚNICO HOSPITAL, NO MÉXICO, APROVADO PELO GERSON INSTITUTE É O BAJA NUTRICARE.
    ENCONTRARÁ MAIS INFORMAÇÃO SOBRE O BAJA NUTRICARE LOGO ABAIXO, NA MINHA RESPOSTA AO COMENTÁRIO.

    Pessoal, para brasileiros interessados na Terapia de Gerson, existe um hospital no Mexico, na cidade de Tijuana. Procurem no Google.com “Gerson Therapy in Tijuana”. Esses eu achei online, espero q estejam corretos. Boa sorte.
    patientservices@chipsa.com
    1 (877) 424-4772

    infoservices@chipsa.com
    1 (800) 759-2966

    Phone: 011 (52) 664-680-2902
    Overseas: 00 (52) 664-680-2902

    Fax: 011 (52) 664-680-2908
    Overseas: 00 (52) 664-680-2908

  50. sérgia cardoso Says:

    gostaria de ter a vossa ajuda e aconselhamento relativamente á melhor alimentação num caso de cancro no estômago em estado avançado numa idosa de 85 anos, grata pela atenção, sérgia cardoso

    • Pedro Says:

      Olá Sérgia,

      A Terapia Gerson é uma terapia que qualquer um pode fazer em casa, pois os livros têm todas as informações necessárias para isso.
      No entanto, é uma terapia muito exigente, que implica grandes mudanças em relação à alimentação habitual da generalidade das pessoas.
      Este site não pretende explicar a Terapia nos seus detalhes, isso deve ser estudado nos livros Gerson.
      Este site refere aspectos gerais da Terapia e dá indicações práticas quanto a recursos da Terapia Gerson, como livros e clínicas.
      É como que uma porta de entrada no mundo Gerson, apenas isso, com o intuito de guiar e ajudar as pessoas nas suas buscas de cura.

      .

      Em relação, concretamente, ao que me pergunta (“a melhor alimentação”), refiro:
      A Terapia Gerson inclui várias partes, e não só alimentação.
      – alimentação
      – suplementos
      – tratamentos auxiliares
      Em casos de cancro avançado, a alimentação apenas é insuficiente.

      Além disso, a aplicação da Terapia depende da condição em que se encontra o corpo, pincipalmente no caso, como refere, de cancro avançado.
      Para mais numa pessoa idosa em que as condições de saúde podem estar ainda mais enfraquecidas.
      Depende também se o paciente fez quimioterapia ou não.

      É sempre necessário conhecer o quadro clínico do paciente que quer fazer Terapia Gerson para poder aconselhar. E isso é papel de um médico Gerson.

      Lamento, por isso, não poder ajudar com aconselhamento à distância.

      .

      Há um médico Gerson na Holanda, Wilko Van Der Vegt (segue contacto abaixo), e há uma clinica Gerson en Budapeste – Hungria (ver site do Instituto Gerson (em inglês, ou em espanhol).

      Para contactos e localização da clínica na Hungria ver o link: http://gersontherapy.eu/therapy/gerson_therapy.

      Wilko van der Vegt, MD
      (Modules 1 & 2, 2002)
      Ohmen, Netherlands
      ph. #: 0031-529-455022
      1vdvegt@planet.nl

      .

      Obrigado pelo seu contacto e
      Boa sorte!

      Pedro

  51. Pedro Says:

    Olá Cidália
    Tive muito gosto em falar consigo.
    Como falámos, na Europa, a única clínica Gerson é a clínica na Hungria (ver site do Instituto Gerson (em inglês, ou em espanhol)

    Para contactos e localização da clínica na Hungria ver o link: http://gersontherapy.eu/therapy/gerson_therapy

    Espero e desejo que encontre o seu caminho de cura.
    Pedro

  52. cidalia Antunes Says:

    gostaria que me informa-se se existe alguma clinica da terapia Gerson na europa, ou como posso fazer para a seguir com ajuda de alguem.
    Foi-me degunisticado algo de ruim num peito, e como nao quero seguir as ideias do meu medico ,procuro outra epotese.Ajude-me Obrigada

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s


Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 768 outros seguidores

%d bloggers like this: